quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Menta, almiscar e absinto

Menta, almíscar e absinto

Você me fez acordar para coisas que nunca vira
Crer que eu escolho a velocidade em que meu mundo gira
Ser tudo o que eu mais queria
Ter tudo o que sem você eu nunca sonharia

Você me fez sentir como teu corpo me esquenta
E como a vontade aumenta
Quando provo seus lábios de menta
Medir o ritmo em que teu olho pisca
Assistir ao seu show da pista
Embriagar-me em teu perfume de almíscar
Me fez nao mais querer o elemento quinto
Dizer-te sem reservas tudo o que eu sinto
E sorver teu sangue com gosto de absinto

Ver o céu... Levantar o véu
Cantarolando acreditar que tudo vai melhorar
Todos os outros querer olvidar
Aprender novas formas de amar
Em teu beijo me viciar
Do teu corpo me enamorar
Cada troca de olhares degustar
De ser o centro do seu Universo acreditar
Teus pensamentos saborear
De teus sonhos participar
Tua alma poder tocar

E sempre tentar me encontrar no recinto
Onde posso captar
Tua menta, teu almíscar e teu absinto

1998

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Deus se preocupa com nossas roupas?

Recentemente muito celeuma tem sido criado a respeito do ocorrido com a menina Margolese ou Naama Margolis em Israel. Para quem não sabe do que falo, aqui vai um breve resumo: Margolese é uma menina judia-isarelense de 8 anos, filha de imigrantes judeu-americanos. Não despertaria interesse internacional por si só. Contudo, a pequena Margolese tem medo de ir à escola. Pelos atentados terroristas dos palestinos? Tristemente, não. Mas pela discriminação de que tem sido vítima por parte de seu próprio povo.

Mas o que uma menina de 8 anos pode fazer para despertar a fúria de judeus ortodoxos? Ela cultua o demônio? Ela é Damien do filme "The Omen"? Ela é o "Bebê de Rosemary"? Não, nada disso. Margolese simplesmente "se veste diferente".


Devido a suas vestimentas,

"Margolis, que pertence a uma família religiosa moderada, diz ter medo de percorrer os 300 metros que separam sua casa da escola, por ser frequentemente agredida por grupos de ultraortodoxos que a acusam de se vestir de maneira "indecente".

Os supostos agressores já teriam xingado a menina de "prostituta", cuspido e a empurrado. A mãe de Naama diz que o trauma causado foi tão profundo que a garota treme quando tem de ir para a escola."

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111227_israel_protestos_gf.shtml


Vocês podem se perguntar: "Mas uma menina de 8 anos pode se vestir 'como uma prostituta'?" Seguramente, não. E Naama jamais se vestiu assim, provocativamente. Ocorre que, para judeus ortodoxos, roupas consideradas "normais" e até "conservadoras" são classificadas como "pecaminosas" caso deixem braços e/ou pernas à mostra, ou mesmo sejam coloridas, ou com enfeites. Judeus ortodoxos vestem apenas uma cor: preto.


Na raiz do Chassidismo está a "alegria", o que de per si poderia ser suficiente para vetar a discriminação a respeito das roupas de Margolis, mas não. Faz-se necessário mostrar-lhes, por suas próprias leis, o absurdo do se cuspir numa criança. Mas é possível, pela própria Torah, demonstrar que não é Naama a errada, mas os que se julgam "muito melhores" que ela?


Claro! Vamos lá.


Primeiro de tudo: o uso de roupas não é uma determinação divina, muito pelo contrário. Não usamos roupas pq Deus assim queira. O projeto inicial de Deus era naturista.


Gn 2:

25 Ora, o homem e sua mulher estavam nus, porém, não sentiam vergonha.

Na ordem edênica, todos andavam nus, e não sentiam nenhuma vergonha pois não tinham maldade, como uma criança. Porém, essa harmonia é quebrada pela degustação do "fruto proibido"


Gn 3:

9 Javé Deus chamou o homem: «Onde está você?» 10 O homem respondeu: «Ouvi teus passos no jardim: tive medo, porque estou nu, e me escondi». 11 Javé Deus continuou: «E quem lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu da árvore da qual eu lhe tinha proibido comer?»


Deus não vê nossa nudez. Quem vê "nudez" é quem tem maldade no olhar. E assim Deus se transforma no primeiro estilista da História. Ele próprio confecciona roupas para Adão e Eva:


Gn 3:

21 Javé Deus fez túnicas de pele para o homem e sua mulher, e os vestiu.


Portanto, é a maldade no olhar do homem que faz necessário o uso de roupas, não uma determinação divina. Contudo, judeus ortodoxos têm um senso de moda que muitas vezes parece "excessivamente conservador". Por exemplo, consideram como mandamento que toda mulher casada deve cobrir seus cabelos, escondendo-os da apreciação pública. Para não serem confundidas com muçulmanas as judias ortodoxas ao costumam usar o véu, mas perucas. Não há nenhum mandamento explícito na Torah que assim o ordene. A origem dessa prática está aqui:


Gn 24:

64 Rebeca, erguendo os olhos, viu Isaac. Ela apeou do camelo, 65 e disse ao servo: «Quem é aquele homem lá no campo, que vem ao nosso encontro?» O servo respondeu: «É o meu senhor». Então ela pegou o véu e se cobriu.


Rebeca se cobre ao ver seu noivo. Ora, se ela se cobre, é pq estava descoberta. E descoberta diante de um homem, o servo de Isaac. E se ela estava descoberta diante d um homem, obviamente, moças solteiras não comprometidas não se cobriam com véus, nem na época dos Patriarcas. E não consta que Naama Margolis, aos 8 anos, seja noiva. Ver nessa passagem de Rebeca uma obrigação para que moças solteiras se cubram com véu é adicionar mandamentos inexistentes à Lei. O que é tão errado quanto violar um mandamento que existe.


Mas a Lei Mosaica diz algo sobre roupas, e moda? Sim, e bastante. Por exemplo, as vestimentas do sumo sacerdote, que devem ser coloridas e bordadas, são descritas em detalhes.


Ex 28:

2 Mande fazer para seu irmão Aarão vestes sagradas, bem ricas e enfeitadas. 3 Diga a todas as pessoas hábeis, a quem eu concedi espírito de sabedoria, que façam vestes para Aarão, a fim de consagrá-lo como meu sacerdote. 4 São estas as vestes que farão: um peitoral, um efod, um manto, uma túnica bordada, um turbante e um cinto. Farão vestes sagradas para seu irmão Aarão e para os filhos dele, a fim de que sejam meus sacerdotes. 5 Empregarão ouro e púrpura violeta, vermelha, escarlate, e linho fino. 6 Farão o efod bordado a ouro, de púrpura violeta, vermelha e escarlate, e de linho fino retorcido.


Daí extraímos, claramente, que Deus não se importa que usemos roupas coloridas, na verdade usar roupas coloridas, bordadas e enfeitadas, pelo Sumo-Sacerdote, é mandatário. Caso a Deus as cores chamativas fossem odiosas, seguramente Ele não ordenaria que seu Sumo-Sacerdote assim se ornasse.


Mas vcs podem estar se perguntando a respeito do conceito bíblico de "nudez": se mostrar braços, pernas, colo poderia ser considerado com "nudez", e a resposta é clara: não! A "nudez" se aplica apenas à exposição dos órgãos sexuais. Acompanhem:


Ex 20:

26 Não suba por escadas até o meu altar, para que a sua nudez não apareça.


Gn 9:

20 Noé, que era lavrador, plantou a primeira vinha. 21 Bebeu o vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da tenda. 22 Cam, o antepassado de Canaã, viu seu pai nu e saiu para contar a seus dois irmãos. 23 Sem e Jafé, porém, tomaram o manto, puseram-no sobre seus próprios ombros e, andando de costas, cobriram a nudez do pai; como estavam de costas, não viram a nudez do pai.


Biblicamente, "descobrir a nudez" ou "os pés" é um eufemismo para a relação sexual. Naama não incorreu em nada disso. Alguns tipos de roupas são proibidos. Mas quais?


Dt 22:

5 A mulher não deverá usar artigo masculino, nem o homem se vestirá com roupa de mulher, pois quem assim age é abominável para Javé seu Deus. (...) 11 Não vista roupa mesclada de lã e linho. 12 Faça borlas nas quatro pontas do manto com que você se cobrir.


Se Naama não vestia roupas masculinas nem mescladas de lã e linho, o que haveria para se criticar em seu trajar? Nada! Especialmente quando estamos cientes de outros mandamentos, que não tratam sobre roupas, mas de como devemos tratar às crianças e, como é seu caso, imigrantes. Leiam:


Ex 22:

20 Não explore o imigrante nem o oprima, porque vocês foram imigrantes no Egito.

21 Não maltrate a viúva nem o órfão, 22 porque, se você os maltratar e eles clamarem a mim, eu escutarei o clamor deles. 23 Minha ira então se inflamará, e eu farei vocês perecerem pela espada: as mulheres de vocês ficarão viúvas e seus filhos ficarão órfãos.


Dt 24:

17 Não distorça o direito do estrangeiro e do órfão, nem tome como penhor a roupa da viúva. 18 Lembre-se: você foi escravo no Egito e daí Javé seu Deus o resgatou. É por isso que eu lhe ordeno agir desse modo.


O trajar de uma moça solteira, qquer que seja, não é pecaminoso (desde q não exponha suas partes íntimas, é claro). Porém, o perseguir, constranger e oprimir ao imigrante o é. Assim como o levantar infâmia sobre uma virgem de Israel:


Dt 22:

16 Então o pai da jovem dirá aos anciãos: ‘Dei minha filha como esposa a este homem, mas ele a detesta, 17 e a está acusando de atos vergonhosos, dizendo que minha filha não era virgem. Mas aqui está a prova da virgindade da minha filha!’ E estenderá o lençol diante dos anciãos da cidade. 18 Os anciãos da cidade pegarão o homem, mandarão castigá-lo 19 e o multarão em cem moedas de prata, que serão entregues ao pai da jovem, por ter sido difamada publicamente uma virgem de Israel. Além disso, ela continuará sendo mulher dele, e o marido não poderá mandá-la embora durante toda a sua vida.


Não se trata como prostituta a uma virgem do Israel (como creio que seja o caso de Naama). Acredito, sinceramente, que os ortodoxos que cuspiram em Margolese achavam estar agradando a Deus e zelando por sua Lei. Porém parem e pensem: vcs acham que cuspir sobre uma menina agrada a Deus? Caso essa simples frase não seja suficiente, vão alguns mandamentos:


Lv 19:

5 Quando oferecerem sacrifícios de comunhão a Javé, façam de tal modo que sejam aceitos.

13 Não oprima o seu próximo, nem o explore, e que o salário do operário não fique com você até o dia seguinte. 14 Não amaldiçoe o mudo, nem coloque obstáculos diante do cego: tema o seu Deus. Eu sou Javé.

15 Não cometam injustiças no julgamento. Não seja parcial para favorecer o pobre ou para agradar ao rico: julgue com justiça os seus concidadãos. 16 Não espalhe boatos, nem levante falso testemunho contra a vida do seu próximo. Eu sou Javé.


Será que Deus aceitará uma miztvot cumprida com uma cusparada numa virgem? Hum... acho que não. Será que Deus gosta de quem amaldiçoa quem não é dono de sua própria voz, como uma criança? Hum... acho que não. Será que Deus gosta de quem levanta falso testemunho ao chamar de "prostituta" alguém que, na verdade, é virgem? Hum... Acho que não.


Portanto, que fique muito claro: Naama Margolis pode se vestir como quiser. Sendo moça solteira, deve satisfações apenas a seu pai. Não há absolutamente nenhum mandamento que recomende "recato" ou mesmo que ela cubra sua cabeça (como há no Alcorão). Os que a oprimem e criticam suas roupas estão adicionando mandamentos que não existem na Lei.


Vejam: Ai se eu te pego: http://m.youtube.com/#/watch?desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3Dsa4XBA75Jtg%26feature%3Dautoshare&feature=autoshare&v=sa4XBA75Jtg&gl=BR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...